ConsultoriaDicasInvestimentoSegurança

Wi-Fi para Clientes ou Hotspot?

blog hotspot 01 - Wi-Fi para Clientes ou Hotspot? Tempo de Leitura: 5 minutos

Internet corporativa compartilhada?

Hoje em dia, podemos observar que todas as vezes que saímos para dar uma volta até um determinado local de lazer ou alimentação, sempre vemos muitas pessoas acessando seus dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks, etc) e a primeira coisa que um usuário costuma fazer ao se estabelecer em um local, é buscar uma rede Wi-Fi para se conectar e ficar à vontade para trocar mensagens, enviar e receber arquivos, fotos, “prints”, entre outros, sem se preocupar em atingir sua cota de dados móveis.

blog hotspot 01 - Wi-Fi para Clientes ou Hotspot?

Sabendo disso, a maioria das empresas que oferecem serviços ou produtos onde o cliente espera algum tempo para receber seu atendimento e/ou consumir na loja, optaram por oferecer internet grátis para seus clientes, chamando a atenção destes para que permaneçam na loja sem a frustração da espera, fazendo com que o tempo seja gasto com a navegação e o cliente acaba esperando “menos” com a distração online. Contudo, os empreendedores acabam muitas vezes se esquecendo de detalhes importantíssimos como por exemplo a segurança da rede interna que pode se comprometer caso o compartilhamento da rede com o público não seja feito de maneira correta.

Oferecer internet grátis pode oferecer riscos para a empresa se oferecida da maneira errada.

Muitos não sabem, mas o simples fato de compartilhar a internet à partir do seu roteador corporativo pode abrir uma brecha enorme de segurança na sua empresa. Nas ruas podemos encontrar todo tipo de pessoas, desde os leigos até os que tem um maior conhecimento técnico, pessoas que não fariam nada para prejudicar e pessoas que não tem nada a perder e estão dispostas a fazer bagunça nos servidores de uma empresa desprotegida.

Muitos técnicos acreditam que apenas colocando um roteador separado e fornecendo Wi-Fi para clientes à partir de uma nova rede é o suficiente para proteger a rede local, mas quem tem um conhecimento avançado de redes sabe que não é bem por aí.

Sem entrar muito em termos técnicos, podemos afirmar que muitas invasões são planejadas e os criminosos estudam a segurança da rede do alvo apenas acessando o Wi-Fi compartilhado para clientes. À partir de uma invasão bem sucedida, o hacker pode implantar vírus de ataques cibernéticos malwares e até mesmo o já famoso Ransonware, que “sequestra” seus dados deixando apenas um rastro criptografado e exigindo uma recompensa exorbitante para recuperação dos arquivos.

Para evitar problemas e ampliar a segurança da rede, existe a solução Hotspot!

A solução hotspot implementa a rede da empresa uma segurança muito maior do que apenas o Wi-Fi compartilhado. Em termos estatísticos, podemos afirmar que a solução Hotspot em comparação ao Wi-Fi para Clientes é pelo menos 10x mais seguro para a empresa e 10x mais simples o acesso para o cliente.

Existem algumas soluções diversas no mercado, desde as mais simples que apenas oferecem a internet com segurança até as mais robustas com painel administrativo e recursos diversos.

Hoje vamos falar de uma solução que a DT Network vem implementando e tem cada vez mais requisições devido as possibilidades que esta geram ao cliente final.

Com vocês, o Hotspot Social da DT Network!

blog hotspot 03 - Wi-Fi para Clientes ou Hotspot?

Desenvolvido inicialmente com o objetivo de impulsionar a divulgação da empresa, o Hotspot Social é a solução que você busca para oferecer internet gratuitamente aos seus clientes, com uma segurança ampla e dinâmica, proporcionando conforto e tranquilidade a todos os administradores. Na questão segurança, a solução trabalha com equipamentos profissionais de uso corporativo, utilizando um sistema desenvolvido com foco na segurança dos dados e gestão centralizada, onde é possível definir regras de bloqueio personalizadas e à partir de relatórios obter todos os dados necessários para cumprir com a Lei N° 12.965/14, o Marco Civil da Internet.

Além disso, o Hotspot Social oferece diversos recursos de marketing social e digital para a empresa. Todos os acessos à partir do Hotspot Social são registrados em um painel centralizado onde o cliente pode obter dados dos clientes como nome, e-mail, telefone, idade, cidade, entre outros, o que viabiliza projetos de marketing segmentado diretamente aos clientes que conhecem e frequentam sua empresa. Já está sendo desenvolvido também um sistema integrado onde o cliente poderá contratar um sistema de envio de e-mail marketing programado, onde o cliente apenas precisa enviar o material visual da campanha e os dados a serem divulgados e o sistema cuida do envio a todos os clientes que passaram pela empresa, ou se preferir podendo filtrar o envio segmentando faixa de idade, público alvo, etc.

O acesso para o cliente é muito mais simples do que qualquer outra opção. Esqueça os papeizinhos com senhas ou impressões de folhas com os dados da rede local para conexão. Confira abaixo como funciona o login social:

blog hotspot 04 783x1024 - Wi-Fi para Clientes ou Hotspot?

*01 Placa Wi-Fi disponibilizada ao cliente para divulgação do Hotspot Social.

Pronto! O cliente estará conectado e sua empresa divulgada para todos os amigos do cliente. O check-in amplia a visibilidade da página da empresa para todos os amigos da pessoa que executou, fazendo com que o alcance da divulgação da página seja as vezes até maior do que uma publicação patrocinada.

Para as raras exceções de pessoas que não tem Facebook hoje em dia, elas poderão se conectar através de um cadastro rápido, fornecendo manualmente seus dados e à partir do segundo login, apenas entrando com seu usuário e senha cadastrados no primeiro acesso. Desta forma não é feito o check-in mas os dados do cliente vão para o portal administrativo para os fins de marketing da mesma maneira como irão os dados vindos do Facebook.

Já imaginou seus clientes divulgando sua empresa e em troca apenas fornecer sinal Wi-Fi?

blog hotspot 02 - Wi-Fi para Clientes ou Hotspot?

Não fique fora dessa! Adquira já a solução Hotspot Social para sua empresa e alavanque ainda mais sua visibilidade na internet.

Para conhecer melhor nossa solução, acesse nosso site dedicado ao Hotspot Social clicando aqui.

Vinícius V. A. Terçariol

Vinícius V. A. Terçariol

Diretor Técnico na DT Network, amante de tecnologia! Graduado em Ciência da Computação, certificado Microsoft MCP e Endian Enterprise ECSA, sempre busca novas tecnologias e tendências do mercado, com foco em segurança da informação e Infraestrutura.

  • Vinícius V. A. Terçariol

    Solução Hotspot é a melhor forma de entregar Wi-Fi para clientes e visitantes, essa solução realmente atende a demanda de qualquer local que tenha “espera”, independente do ramo, ótimo post, direto ao ponto!