blog11 - Você sabe o que é a Internet das Coisas? Tempo de Leitura: 2 minutos

Internet of Things

Considerada o futuro da conectividade mundial, a tecnologia IoT (Internet das Coisas) conecta dispositivos, ferramentas e equipamentos de diversos tipos à Internet (ou intranet), na maioria das vezes hoje em dia através da tecnologia móvel. Hoje as empresas precisam entender que somente vão liberar todo esse potencial se começarem a priorizar a abordagem baseada em dados móveis.

blog09 - Você sabe o que é a Internet das Coisas?
Tudo começou quando uma brilhante ideia de criar um sistema global de registro de bens usando um sistema de numeração único, denominado então Eletronic Product Code (Código Eletrônico do Produto), trabalho este desenvolvido pelo grupo do Auto-ID Laboratory – MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e que recorrendo ao uso RFID (Radio-Frequency Identification – Identificação por radiofrequência) e Wireless Sensor Networks.

Isso tudo foi muito importante pois todo dispositivo, objetos e aparelhos do nosso dia a dia necessitam de uma tecnologia de identificação para que seja possível sua conexão com as redes, base de dados e Internet. O RFID mesmo não sendo a única tecnologia disponível (Por exemplo o NFC, o Bluetooth, etc.), é muito importante para essa integração. Com as tecnologias sensoriais (Sensors Technologies), os registro dos dados baseados em alterações físicas de quantidades, entre outros, beneficiará a tecnologia de uma maneira jamais vista. Toda essa informação somada aos avanços da nanotecnologia resultam em uma capacidade muito ampla de pequenos dispositivos se conectarem e interagirem. A combinação de toda essa tecnologia criará a IoT que ligará o os objetos, dispositivos e equipamentos em um modo sensorial e inteligente.

 

blog11 - Você sabe o que é a Internet das Coisas?
Um exemplo que podemos citar para um melhor entendimento da tecnologia é que hoje, os fabricantes podem usar a tecnologia RFID para rastrear inventário ou monitorar equipamentos em tempo real sendo assim, os dispositivos IoT ampliam a eficiência de produção em média até 5%. Já para os varejistas, os dispositivos IoT nas lojas em conjunto aos aplicativos móveis podem enviar informações e conteúdo aos clientes conforme eles interagirem com as telas, aumentando o enlace e unificando o acesso as vitrines físicas e online.

Um de nossos maiores parceiros, a desenvolvedora de um sistema Unified Threat Management Endian, já fornece soluções IoT Industrial e Connect Switchboard para unificar cada vez mais as tecnologias corporativas e industriais, trazendo as empresas e indústrias muito mais integração e facilidade somando recursos a uma ampla e moderna gestão de segurança.

 

blog12 - Você sabe o que é a Internet das Coisas?
Com a evolução constante da tecnologia mundial e os avanços de grandes empresas, os administradores de algumas cidades ao redor do mundo também se ligaram a grande inovação e aplicaram recursos IoT em soluções públicas. As chamadas Smart Cities (Cidades Inteligentes) já contam com serviços integrados de monitoramento urbano, segurança, tráfego, iluminação pública, entre outros.

O balanço gerado por uma tecnologia bem implementada é de grande percepção comum entre administradores e até mesmo para os clientes e consumidores de um sistema móvel em sua grande parte. Ficar de fora dessa constante evolução é negar que a tecnologia será capaz de alavancar o seu progresso. Fica a grande reflexão para este ano que se inicia. Se a sua empresa ou indústria está atenta a essas mudanças e tendências, pode ter certeza que terá um ótimo ano de 2017, e quem sabe 2018, 2019, 2020, etc.

Para conhecer as tecnologias IoT Endian, acesse nosso site e navegue nas opções Endian Connect Switchboard e Endian 4i.

Se preferir uma consultoria especializada capaz de ampliar a gestão tecnológica de sua empresa, entre em contato com a DT Network.

Vinícius V. A. Terçariol

Vinícius V. A. Terçariol

Diretor Técnico na DT Network, amante de tecnologia! Graduado em Ciência da Computação, certificado Microsoft MCP e Endian Enterprise ECSA, sempre busca novas tecnologias e tendências do mercado, com foco em segurança da informação e Infraestrutura.