cloud01 - Tipos de Computação em Nuvem Tempo de Leitura: 1 minuto

Hoje irei fazer uma breve descrição dos 03 principais tipos de Cloud Computing.

IaaS (Infrastructure as a Service)

cloud01 - Tipos de Computação em Nuvem

Se você quer evitar gastos e diminuir a complexidade de seus servidores, você pode alocar toda a infraestrutura necessária num Data Center. O provedor do serviço gerencia a infraestrutura e você instala e gerencia o sistema operacional e demais aplicativos.

Vantagens:

Rápida escalabilidade: os recursos de computação adicionais são alocados instantaneamente;

Menor custo: geralmente você só será cobrado conforme o uso.

PaaS (Platform as a Service)

cloud4 - Tipos de Computação em Nuvem

PaaS é um ambiente de desenvolvimento que já inclui toda a infraestrutura (servidores, armazenamento e rede), sistema operacional, ambiente de execução de ferramentas de programação, sistemas gerenciadores de base de dados, processo de implantação de aplicações facilitado e documentado, etc. Atividades como: compilar, localizar bugs e desenvolver uma aplicação são realizadas na nuvem.

Um exemplo é o Google App Engine que é uma plataforma de Computação em nuvem para desenvolver e hospedar aplicações web na infraestrutura do Google.

Vantagens:

Serviços incorporados: balanceamento de carga, conectividade, manutenção em sistemas operacionais são de responsabilidade do provedor.

Acesso fácil: equipes de desenvolvimento podem trabalhar em conjunto de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.

SaaS (Software as a Service)

cloud6 - Tipos de Computação em Nuvem

O SaaS é uma solução de softwares baseados em nuvem que o cliente utiliza via internet. O fornecedor do software é o responsável por toda a infraestrutura necessária para disponibilizá-lo. Existe alguns serviços de webmail como o Hotmail e Gmail que são exemplos de SaaS gratuitos para uso pessoal.

Pode-se alugar aplicativos de negócios sofisticados, como CRM e ERP onde se paga uma assinatura pelo uso.

Vantagens:

Redução de custos: o cliente não precisa investir em infraestrutura;

Mobilidade: acesso de qualquer computador ou dispositivo móvel conectado à internet.

Fernando Paes Dias

Fernando Paes Dias

Graduado em Ciência da Computação, Administrador de Redes com amplo conhecimento em segurança da informação, focando em soluções Open Source sempre buscando novas tecnologias que otimizam e evitam novos métodos de ataques e violações de acesso.