blog01 e1483671629456 - Tecnologia da Informação: Custo ou Investimento? Tempo de Leitura: 2 minutos

Custo ou Investimento?

O setor de TI (Tecnologia da Informação) tem crescido significativamente, independente da crise financeira no país. Alguns pesquisadores chegam a relatar um investimento de aproximadamente US$ 130 bilhões só no ano de 2015.
Mesmo com toda essa importância, alguns empreendedores ainda não sabem se o dinheiro gasto no setor de TI é um investimento ou um custo para sua empresa. Como podemos entender essa questão?

Antes de começar a relacionar o custo/investimento, precisamos entender o que cada um significa.
blog02 300x270 - Tecnologia da Informação: Custo ou Investimento?
 Custo é todo aquele dinheiro que a empresa investe para poder atuar no mercado com seus produtos já existentes, seja para produção ou revenda. Pode-se entender que o custo da empresa se aplica na manutenção de equipamentos/serviços existentes.
Investimento é o que se aplica para melhorar a capacidade da empresa, algo que otimize a produção e tenha um retorno maior que o capital investido.
Podemos também afirmar que na maioria das vezes o investimento não é aplicado diretamente ao setor de TI. O lucro que a empresa gera é calculado após subtrair o valor do custo da elaboração do produto/serviço do valor total recebido pela venda, sendo assim, muitas empresas podem afirmar não utilizarem o TI para essa produção. Entretanto, os ativos de TI contribuem para os lucros a serem gerados, sem ao menos serem os produtos comercializados.
 

O que levar em consideração?

blog03 300x200 - Tecnologia da Informação: Custo ou Investimento?

O setor de TI pode ser então considerado custo e investimento, dependendo como o valor é aplicado. Os gastos são considerados investimentos quando impactam na criação de novos produtos ou são essenciais para o desenvolvimento de um serviço rentável. Quando o gasto é tratado como custo, este deve ser tratado exatamente como os demais custos. Nesses casos, o TI acaba agregando valor ao produto e aumentando assim o lucro da empresa.

Como investir corretamente?


blog04 300x200 - Tecnologia da Informação: Custo ou Investimento?

O primeiro passo antes de investir é saber o quão preparada está a sua empresa. Os setores tecnológicos da empresa necessitam estar em constante evolução pois a ciência e a tecnologia trilham em passos cada vez mais largos e a necessidade de atualização é imprescindível.
Muitos empreendedores já enxergam o TI como um setor de investimento necessário para um bom direcionamento da empresa. Aqueles que enxergam essa evolução tecnológica conseguem fazer investimentos maiores sem deixar que nada fique defasado. Tais empreendedores conseguem perceber esses investimentos como justificáveis pois avaliam os benefícios potenciais, contudo sempre levando em consideração a margem de erros e riscos que podem surgir ocasionalmente.
Não podemos simplesmente achar que quanto mais se investe em TI maior será o resultado, pois não é o montante investido que importa para o setor e sim a eficiência e gestão adequada da realidade da empresa.Todo ambiente corporativo necessita de soluções tecnológicas e utilizando da maneira correta, certamente será aberta inúmeras novas opções para a empresa.
Uma gestão eficiente é crucial para direcionar o rumo tecnológico da empresa e impacta diretamente no orçamento e na qualidade dos serviços/produtos comercializados. Uma consultoria especializada, com técnicos certificados passa não só a confiança que a empresa precisa, mas também é capaz de estruturar, otimizar e principalmente fazer com que todo o investimento feito no setor tenha a eficiência esperada, gerando assim o melhor ambiente de trabalho e aumentando a produtividade dos colaboradores, ajudando assim indiretamente na lucratividade da empresa.

 

Quer saber mais sobre consultoria especializada? Clique aqui e fale com um de nossos consultores.
Vinícius V. A. Terçariol

Vinícius V. A. Terçariol

Diretor Técnico na DT Network, amante de tecnologia! Graduado em Ciência da Computação, certificado Microsoft MCP e Endian Enterprise ECSA, sempre busca novas tecnologias e tendências do mercado, com foco em segurança da informação e Infraestrutura.