akrales 160708 1123 A 0027.0.0 1 - Saiba o porque o User Account Control (UAC) no Windows não deve ser desativado! Tempo de Leitura: 2 minutos

Enquanto estamos no escritório, acabamos muitas vezes deixando a segurança de lado, principalmente removendo ou desativando mensagens que não damos muita importância para agilizar nossos trabalhos, quantas vezes você recebeu uma notificação e clicou em sim, não ou mesmo fechou, sem ao menos ler, tenho certeza que muitas vezes, isso é um grande erro e nos tornamos muito vulneráveis!

Hoje vamos falar sobre o Controle de Conta do Usuário, em inglês, User Account Control (UAC), lançado em 2006 no Microsoft Windows Vista, recebeu diversas melhorias e está presente em todos sistemas operacionais atuais da Microsoft, esse recurso em resumo, impede qualquer alteração no sistema operacional sem consentimento do usuário, como por exemplo ao instalar um programa ou mesmo remover, você vai visualizar essa tela abaixo:

uac - Saiba o porque o User Account Control (UAC) no Windows não deve ser desativado!

É muito importante manter sempre as melhores práticas de segurança para evitar problemas, vírus e malware exploram continuamente esse recurso, se desativado pelo usuário ou administrador da rede, qualquer alteração que ocorrer, o usuário não será notificado, assim aceitando executar todos programas e aplicativos, maliciosos ou não.

Ainda um dos benefícios desse recurso é, se você precisar instalar ou remover algum programa que precisa de elevação (usuário com permissões para tal tarefa, como um administrador) será solicitado para inserir as credencias desse usuário, sem a necessidade de iniciar outra sessão apenas para instalar ou remover um programa.

Veja abaixo como funciona o UAC:

Untitled Diagram 1024x804 - Saiba o porque o User Account Control (UAC) no Windows não deve ser desativado!

 

Como vimos acima, esse recurso traz uma camada essencial de segurança para todos usuários e não deve ser desativado. As aplicações que são instaladas da loja do Windows não necessitam de aprovação pelo usuário, estas são aprovadas pela Microsoft antes de serem publicadas e usam uma sandbox que não pode modificar o sistema operacional.

Para saber mais de como alterar e quais os níveis do UAC, acesse este link:

https://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/desktop/dn742497(v=vs.85).aspx

 

A DT Network possui profissionais certificados Microsoft capacitados para oferecer as melhoras práticas e manter seu ambiente seguro!

02 1024x576 - Saiba o porque o User Account Control (UAC) no Windows não deve ser desativado!

Sua empresa segue as melhoras práticas de segurança? Possui todo o ambiente licenciado? Mantém políticas que evitam ataques e invasões? Participe conosco e comente abaixo, até a próxima!

Vinícius V. A. Terçariol

Vinícius V. A. Terçariol

Diretor Técnico na DT Network, amante de tecnologia! Graduado em Ciência da Computação, certificado Microsoft MCP e Endian Enterprise ECSA, sempre busca novas tecnologias e tendências do mercado, com foco em segurança da informação e Infraestrutura.