adult app developer business 1181244 - Qual é a diferença entre uma VPN e um Proxy?

À medida que você acessa as configurações de rede em seu computador ou smartphone, muitas vezes você verá as opções “VPN” ou “Proxy”. Embora eles façam trabalhos semelhantes, eles também são muito diferentes. Este artigo ajudará você a entender qual é a diferença e quando você pode querer usar um.

O que é um proxy?

Normalmente, quando você navega na Web, seu computador se conecta diretamente a um site e começa a baixar as páginas para você ler. Este processo é simples e direto.

Por que utilizar proxy? Existem alguns motivos:

  • Você tem a necessidade de não permitir acesso a alguns sites, com proxy autenticado é possível.
  • Você tem muito acesso a sites sem SSL (sem o HTTPS) com isso pode utilizar o cache que mantém “uma cópia” por um tempo de um site, assim economizando banda de internet.
  • Possibilidade de ser integrado a um UTM como as soluções Endian, com isso podem ter todos acessos filtrados por um antivírus centralizando, gerando maior segurança na navegação dos usuários.
  • Com Proxy autenticado ainda pode ter relatórios de tempo, e navegação na internet de cada usuário, em caso de baixa produtividade pode identificar onde está o problema.
  • Todo o tráfego da web que passa por um proxy pode ser visto pelo proprietário do servidor. Você conhece o proprietário do proxy? Eles podem ser confiáveis?
  • O tráfego da Web entre o seu computador e o proxy, e o proxy e o website não são criptografadas, portanto, um hacker qualificado pode interceptar dados confidenciais em trânsito e roubá-los.

O que é uma VPN?

Uma VPN é bastante semelhante a um proxy. Seu computador está configurado para se conectar a outro servidor e pode ser que o tráfego da sua rota seja feito por meio desse servidor. Mas quando um servidor proxy só pode redirecionar solicitações da Web, uma conexão VPN é capaz de rotear e anonimizar todo o tráfego da sua rede.

Mas há uma vantagem significativa da VPN – todo o tráfego é criptografado. Isso significa que os hackers não podem interceptar dados entre seu computador e o servidor VPN, portanto suas informações pessoais confidenciais não podem ser comprometidas.

VPNs é a escolha mais segura para acessos remotos

Ao criptografar seu acesso remoto, não importa o meio de acesso, se estiver utilizando sua VPN, estará seguro, pois não é possível interceptar o tráfego, pois estará dentro de um canal seguro.

Com VPN você pode de forma segura:

  • Interligar empresas
  • Interligar sistemas remotos, seja em nuvem ou local
  • Imprimir documentos em locais remotos
  • Interligar telefonia IP

Entre outros acessos que precisar sem comprometer a segurança do seu negócio!

Em sua empresa você já utiliza alguma dessas tecnologias? Comente e participe conosco!