Abertura - Por que investir em um Servidor? Tempo de Leitura: 2 minutos

Olhando de forma geral um servidor e um computador comum são bem parecidos visando que os desktops de hoje saem de fábrica com um potência excelente tanto em processamento quanto em armazenamento. Então em Teoria um computador pode fazer tudo que um servidor faz… Certo?
Errado!
Substituir um Servidor por um computador comum achando que ele irá desenvolver o mesmo papel com a mesma eficiência que um servidor é um erro que pode trazer prejuízos inigualável à sua empresa. Vejamos o por que:
Um dos detalhes mais importantes é que o Servidor é construído para funcionar 24 horas por dia, 07 dias na semana sem apresentar problemas. Com seus componentes mais robustos, a expansão de hardware diferenciada e seu sistema de resfriamento com melhor desempenho, o servidor é a melhor opção que garante confiabilidade para seus negócios.
Abaixo veremos mais detalhes desse ótimo investimento para sua empresa.

Processador

Processador Robo 300x188 - Por que investir em um Servidor?

Os processadores que geralmente são utilizados em servidores pertencem á linha Xeon da Intel, esse modelo interage com vários processadores simultaneamente (claro que a Placa mãe tem que suportar, mas chegaremos lá). O modelo mais novo contém 60Mb de cache e os modelos variam de 20 a 48 núcleos de processamento o que o torna bem mais potente que um processador de desktop.

HD Enterprise (Hard Disk Enterprise)

HD Enterprese 300x171 - Por que investir em um Servidor?

 

O HD utilizado em servidores chama-se HD Enterprise, esse HD é projetado para funcionar 24 horas por dia sem interrupções com os dados sendo armazenados de forma mais confiável, sua velocidade é superior à velocidade dos HDs convencionais encontrados em computadores comuns.

Placa-mãe

Placa mae de servidor 300x225 - Por que investir em um Servidor?
Uma Placa-Mãe para servidores pode possuir 2 ou mais lugares para os processadores trabalharem simultaneamente (no exemplo temos uma que trabalha com 2 processadores), uma quantidade superior de lugares para as memórias Ram, sendo que o exemplar da foto aceita até 512GB de memória Ram com tecnologia ECC.

Memória RAM

memoria 300x225 - Por que investir em um Servidor?

 

As memórias utilizadas em servidores contem uma tecnologia importantíssima chamada tecnologia ECC. Esse tipo de memória (ECC) detectam e corrigem erros que podem acontecer durante o armazenamento ou transmissão de dados evitando assim defeitos repentinos.

Finalizando…

Computadores comuns foram projetados unicamente para o uso de um usuário sendo ele de estação de trabalho ou de computador doméstico, ou seja, não atendente requisitos técnicos para suportar grandes cargas de trabalho e de processamento de dados com rapidez e eficiência.

Alexandra dos Santos

Alexandra dos Santos

Técnica de informática, apaixonada por gatos e outros animais, conhecimento avançado em hardware e aplicações, atua no setor de Suporte Técnico na DT Network.