DT Network - O que é pirataria de software? Tempo de Leitura: 3 minutos

A pirataria de software tornou-se um problema mundial, com a China, os Estados Unidos e a Índia sendo os três principais infratores. O valor comercial do software pirateado é de US $ 19 bilhões na América do Norte e na Europa Ocidental e alcançou US $ 27,3 bilhões no resto do mundo. De acordo com a Pesquisa Global de Software de 2018 , 37% dos softwares instalados em computadores pessoais são softwares não licenciados.

A pirataria de software não exige um hacker ou programador qualificado. Qualquer pessoa normal com um computador pode se tornar um pirata de software se não souber sobre as leis de software. Com um impacto tão amplo, é importante entender o que é a pirataria de software e os perigos que ela apresenta.

1 - O que é pirataria de software?

Pirataria de Software – Definição

Pirataria de software é o ato de roubar software que é legalmente protegido. Este roubo inclui copiar, distribuir, modificar ou vender o software.

As leis de direitos autorais foram originalmente postas em prática para que as pessoas que desenvolvem software (programadores, escritores, artistas gráficos, etc.) recebessem o devido crédito e compensação pelo seu trabalho. Quando ocorre pirataria de software, a compensação é roubada desses detentores de direitos autorais.

Regulamento de Pirataria de Software

A pirataria de computador é ilegal e constitui um crime federal. As penalidades monetárias para quem infringir essa lei podem chegar a US $ 150.000 por instância de violação de direitos autorais.

2 - O que é pirataria de software?

Contrato de Licença do Usuário Final

O Contrato de Licença do Usuário Final (EULA) é uma licença usada para a maioria dos softwares. É um contrato entre o fabricante e / ou autor e o usuário final. Este contrato define regras para o uso de software e nem todo contrato é o mesmo. Uma regra comum na maioria dos EULAs proíbe os usuários de compartilhar o software com outras pessoas.

Tipos de pirataria de software

Existem cinco tipos principais de pirataria de software. Essa variedade de técnicas de pirataria explica como alguns indivíduos propositadamente pirateiam software, enquanto outros podem, sem saber, ser cúmplice.

1 – Softlifting

Softlifting é quando alguém compra uma versão do software e faz o download em vários computadores, embora a licença do software indique que só deve ser baixada uma vez. Isso geralmente ocorre em ambientes comerciais ou escolares e geralmente é feito para economizar dinheiro. Softlifting é o tipo mais comum de pirataria de software.

2 – Uso excessivo de cliente-servidor

O uso excessivo de cliente-servidor ocorre quando muitas pessoas em uma rede usam uma cópia principal do programa ao mesmo tempo. Isso geralmente acontece quando as empresas estão em uma rede local e baixam o software para todos os funcionários usarem. Isso se torna um tipo de pirataria de software se a licença não lhe permitir usá-lo várias vezes.

3 – Carregamento de disco rígido

Carregamento de disco rígido é um tipo de pirataria de software comercial em que alguém compra uma versão legal do software e depois reproduz, copia ou instala em discos rígidos de computador. A pessoa então vende o produto. Isso geralmente acontece em lojas de revenda de PCs e os compradores nem sempre estão cientes de que o software adicional que estão comprando é ilegal.

4 – Falsificação

A falsificação ocorre quando programas de software são duplicados ilegalmente e vendidos com a aparência de autenticidade. O software falsificado geralmente é vendido a um preço com desconto em comparação ao software legítimo.

5 – Pirataria Online

A pirataria on-line, também conhecida como pirataria na Internet, ocorre quando software ilegal é vendido, compartilhado ou adquirido por meio da Internet. Isso geralmente é feito por meio de um sistema de compartilhamento de arquivos ponto a ponto (P2P), que geralmente é encontrado na forma de sites de leilão on-line e blogs.

3 - O que é pirataria de software?

Os perigos da pirataria de software

A pirataria de software pode ter um preço mais barato, mas há muitos perigos que os piratas de software devem conhecer.

Consequências da pirataria de software são:

  • Maiores chances de que o software funcione mal ou falhe
  • Perdeu o acesso ao suporte para o programa, como treinamento, atualizações, suporte ao cliente e correções de bugs
  • Nenhuma garantia e o software não podem ser atualizados
  • Maior risco de infectar seu PC com malware, vírus ou adware
  • Diminuiu o PC
  • Repercussões legais devido a violação de direitos autorais


Mantenha seu PC seguro apenas comprando software de revendedores autorizados. Esteja ciente dos termos e condições de qualquer software – verifique se você concorda e segue suas diretrizes. Proteja o seu dispositivo contra quaisquer outras ameaças com o Antivírus da Panda Security para os seus dispositivos Mac ou Windows.