blog20 - Existe antivírus baseado em nuvem? Tempo de Leitura: 3 minutos

Todos sabem a importância de ter instalado e atualizado em seu computador, seja doméstico ou corporativo, uma solução antivírus que seja capaz de prevenir e impedir que os documentos, imagens, planilhas, enfim todos os dados sejam prejudicados, perdidos ou até mesmo compartilhados indevidamente.

blog20 1024x867 - Existe antivírus baseado em nuvem?

Como publicamos aqui em nosso blog, Antivírus e Firewall, os melhores amigos!, sabemos todos os riscos de não utilizar as soluções de segurança e esse conhecimento passou a ser cada vez mais incrementado em todos os segmentos em tecnologia com a alta dos problemas de invasão, sequestro de dados e compartilhamento indevido.

Com a alta desses desastres e o impulsionamento da computação em nuvem, era questão de tempo até as soluções de segurança também fossem implementadas e geridas completamente ou parcialmente através da segurança em nuvem (Cloud Security).

blog24 1024x830 - Existe antivírus baseado em nuvem?

Mas como funciona a segurança em nuvem?

Com a solução de antivírus instalada localmente, automaticamente os processos da ferramenta são realizados em segundo plano e consequentemente requer recursos da máquina que competirão com sistemas que estejam sendo executados ao mesmo tempo (automação, comunicador, etc.), exigindo desta forma, uma performance no mínimo boa para que seu computador não fique lento ou trave com as diversas operações simultâneas em execução.

A DT Network é parceira da Panda Security, uma empresa espanhola considerada uma das líderes em segurança de dados em todo o mundo. A Panda trabalha com soluções Cloud-Based (Baseado em Nuvem) desde 2009 e vem aprimorando cada vez mais os recursos de suas ferramentas.

O Panda Cloud Antivirus utiliza um novo modelo de proteção antivírus completamente diferente das soluções antivírus tradicionais e muito mais eficaz. Além disso é extremamente leve e rápido, pois delega o trabalho à nuvem (Inteligência Coletiva) e aplica técnicas de intervenção não intrusivas, detectando até mesmo vírus inéditos e desconhecidos.

blog21 1024x283 - Existe antivírus baseado em nuvem?

Procedimentos automatizados e em tempo real de detecção e classificação de arquivos na nuvem.

O Panda Cloud Antivirus é muito mais do que apenas um sistema on-line para verificação de assinaturas de malware. Todas as atividades ocorrem na nuvem (coleta de amostra, verificação e geração de veredicto). O resultado: resposta e classificação imediata do arquivo ao Panda Cloud Antivirus. Todos esses processos são totalmente automatizados e instantâneos.

Enquanto os antivírus tradicionais levam 48 horas, em média, para detectar novos vírus com um arquivo de assinaturas (de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Michigan), o Panda Cloud Antivirus detecta novas ameaças em apenas 6 horas, em tempo real.

Para isso, o Panda Cloud Antivirus consulta a Inteligência Coletiva sobre os arquivos verificados, em vez de um arquivo de assinatura no PC. Os arquivos suspeitos são imediatamente confrontados com um conjunto de tecnologias (correlação, emulação, execução isolada de processos (sandboxing), análise comportamental, sistemas gráficos, heurística remota, infectador de arquivos, verificador múltiplo, empacotadores, etc.), que determinam se são vírus ou não.

A Inteligência Coletiva detecta e bloqueia malware remotamente e em tempo real. Ela libera os computadores dessas tarefas e reduz drasticamente o tempo de resposta, pois não é necessária intervenção humana de técnicos de laboratório

O Panda Cloud Antivirus está sempre conectado à Inteligência Coletiva, que o fornece com inteligência atualizada de todos os usuários da comunidade de usuários da Panda Security. Isto é muito mais rápido e mais eficaz que o uso de arquivos de assinaturas possivelmente desatualizados.

Quando uma ameaça é detectada, é gerada uma rotina de detecção e disponibilizada a todos os usuários automaticamente (todos os usuários ficarão protegidos contra esta). A comunidade se protege através da colaboração.

Para resumir, a Inteligência Coletiva (a nuvem) funciona como um enorme banco de dados de detecção que recebe consultas on-line em tempo real. O Panda Cloud Antivirus só se conecta a ele quando precisa verificar um arquivo. A nuvem retorna um veredicto de imediato, portanto o Panda Cloud Antivirus age imediatamente.

Se quiser saber mais sobre as soluções de antivírus corporativas com gerenciamento centralizado e segurança avançada, converse com um de nossos consultores.

Em nosso site, dedicamos uma página inteira a essa fantástica solução. Confira agora!

Vinícius V. A. Terçariol

Vinícius V. A. Terçariol

Diretor Técnico na DT Network, amante de tecnologia! Graduado em Ciência da Computação, certificado Microsoft MCP e Endian Enterprise ECSA, sempre busca novas tecnologias e tendências do mercado, com foco em segurança da informação e Infraestrutura.