recuperar archivos cifrados por petya 2 - EUA culpa Coreia do Norte pelo Ransomware WannaCry Tempo de Leitura: 2 minutos

Quando achávamos que a tensão entre EUA e Coreia do norte não podia piorar, ela piora.

O conselheiro de Segurança Nacional do governo dos Estados Unidos, Tom Bossert, em uma declaração feita em um editorial publicado no jornal “Wall Street Journal”, acusou oficialmente o país asiático de estar por trás do ransomware WannaCry e disse que “há provas” de que a ação partiu dos norte-coreanos e que não é apenas Washington que acredita nisso.

“Há outros governos e sociedades privadas que concordam conosco”, disse Bossert. Segundo o conselheiro, o WannaCry foi “coordenado e custoso e a Coreia do Norte é diretamente responsável”. A campanha afetou mais de 200 mil máquinas em 150 países. “Não lançamos acusações superficiais. São baseadas em provas […] e as consequências e repercussões do ‘WannaCry’ foram além do impacto econômico”.

getty 645051326 243681 300x139 - EUA culpa Coreia do Norte pelo Ransomware WannaCry

As acusações estão repercutindo pelo Ministério do Exterior do Reino Unido, que afirmou que “a decisão de atribuir publicamente esse incidente envia uma mensagem clara de que o Reino Unido e seus aliados não irão tolerar ciberatividade maliciosa”.

“Os hackers malignos pertencem à prisão, e os governos totalitários devem pagar um preço por suas ações. A Coreia do Norte continua a ameaçar a América, a Europa e o resto do mundo não só com suas aspirações nucleares”, completou.

Atualmente, os governos dos Estados Unidos e da Coreia do Norte vivem uma relação tensa, com risco iminente de um conflito nuclear.

atac cibernetic 300x200 - EUA culpa Coreia do Norte pelo Ransomware WannaCry

Para os especialistas, a propagação foi causada, pois as máquinas atingidas utilizavam versões desatualizadas do Windows. Outro fato que chamou a atenção nos ataques foi o baixo valor obtido pela proporção da ação, que estima-se que foram pagos US$ 30 mil, cerca de R$ 98 mil atualmente, pelos usuários durante o período dos ataques.

Um outro fator estranho no suposto ataque hacker da Coreia do Norte é a descoberta, por um pesquisador norte-americano, da chave que desligou o ataque, o que reforça a tese de que tudo pode ter sido um grande teste que saiu do controle dos autores da ação.

Não sabe o que é Ransomware? Veja nosso post aqui e tire suas dúvidas.

E o que você acha disso? Compartilhe sua opinião conosco também.