DicasSegurança

Cuidado com Redes Wi-Fi Abertas!

Wificapa - Cuidado com Redes Wi-Fi Abertas! Tempo de Leitura: 3 minutos

Atualmente nos encontramos em uma febre mundial, o Wi-fi aberto, ele está em toda a parte como em cafeterias, boates, escolas, shoppings, lojas e em muitos outros locais. Mas será que essas conexões Wi-fi são de fato seguras?
Hoje também encontramos no mercado a solução HotSpot que é considerada a forma de conexão mais segura de todas.
Por esse motivo surge a dúvida: Por que devo conectar em ambientes HotSpot ao invés dos tão famosos Wi-fi aberto?

HotSpot Social

Vamos começar pelo melhor!

O HotSpot Social é a forma segura de conectar a internet em um estabelecimento. Essa segurança parte desde o do cliente conectado até a segurança da própria empresa.
O aparelho utilizado para fornecer a conexão HotSpot, ao contrário dos roteadores,  “enxerga” apenas o seu dispositivo e a internet. Essa forma de enxergar do HotSpot fornece segurança pra o cliente (que não corre o risco de outro dispositivo que esteja no mesmo local tenha acesso aos seus dados) e fornece segurança para o estabelecimento, pois os clientes não tem acesso aos servidores e nem rede interna da empresa.

Outro ponto chave do HotSpot é o Check-in no Facebook! Vamos ser realistas, hoje em dia é muito difícil uma pessoa não ter Facebook. (Salvo a exceção do nosso amigo Fernando 😛 ) Com esse Check-in, é publicado na timeline do cliente que ele está no seu estabelecimento. Legal né!?

O tempo de conexão é totalmente controlado pela empresa.

Por exemplo: Você é proprietário de um restaurante e quer que os clientes fiquem conectados por no máximo 2 horas. Com o HotSpot você consegue estabelecer esse limite. O que impede que não clientes façam uso do Wifi de cliente da sua empresa.

usandocelulares 300x150 - Cuidado com Redes Wi-Fi Abertas!

Wi-Fi livre

Falta muito é segurança!

Nas redes Wi-Fi Livre, não existe nada para garantir a segurança dos dados, nem dos clientes e nem do proprietário do estabelecimento. Mesmo em locais em que o dono opta por métodos residenciais (Wi-fi com senha e uma plaquinha na parede fornecendo sua senha) o usuário que tenha a senha e tiver um pouco mais de conhecimentos em informática, consegue invadir os dispositivos de outros clientes e até mesmo a rede interna da empresa.

Mas como isso?

Simples! Uma rede Wi-fi Livre ou até mesmo os métodos residenciais são fornecidas direto pelo roteador. O roteador, por padrão, ”enxerga” todos os dispositivos conectados e forma uma rede onde todos são “amigos”. Nessa rede um dispositivo enxerga e pode se conectar com outro.  Com isso uma pessoa mau intencionada pode conectar em seu Notebook, Celular, Tablet  e vasculhar seus arquivos. ,

Obs. Essa conexão não acontece somente de cliente para cliente, uma pessoa mal intencionada pode conectar também no servidor, estações de trabalho e celulares da sua empresa.

gatinho OOH 300x208 - Cuidado com Redes Wi-Fi Abertas!

 

Se proteja! quer mais detalhes? Acesse o nosso site dedicado, inclusive, a nossa solução Hotspot Social clique aqui! 😉

 

 

 

 

Alexandra dos Santos

Alexandra dos Santos

Técnica de informática, apaixonada por gatos e outros animais, conhecimento avançado em hardware e aplicações, atua no setor de Suporte Técnico na DT Network.