IT 1024x682 - Conceito da Cloud Computing Tempo de Leitura: 2 minutos

Cloud computing ou computação em nuvem se refere a entrega da computação como um serviço ao invés de um produto ou sistema, onde recursos compartilhados, software e informações são fornecidas, permitindo o acesso através de qualquer computador, celular ou tablet e uma boa conexão à internet para utilizar o serviço.

 

TIPOS DE SERVIÇOS DE NUVEM:

 – NUVEM PÚBLICA

Nuvens públicas são de propriedade de um provedor de serviços de nuvem de terceiros e operadas por ele, que por sua vez fornece recursos de computação, como servidores e armazenamento pela Internet. O Microsoft Azure é um exemplo de nuvem pública. Com uma nuvem pública, todo o hardware, software e outras infraestruturas de suporte são de propriedade e gerenciadas pelo provedor de nuvem. Você acessa esses serviços e gerencia sua conta usando um navegador da Web.

– NUVEM PRIVADA

Uma nuvem privada se refere aos recursos de computação em nuvem usados exclusivamente por uma única empresa ou organização. Uma nuvem privada pode estar localizada fisicamente no datacenter local da empresa. Algumas empresas também pagam provedores de serviço de terceiros para hospedar sua nuvem privada. Uma nuvem privada é aquela em que os serviços e a infraestrutura são mantidos em uma rede privada.

 

– NUVEM HÍBRIDA

Nuvens híbridas combinam nuvens públicas e privadas ligadas por uma tecnologia que permite que dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas. Ao permitir que dados e aplicativos sejam movidos entre nuvens públicas e privadas, a nuvem híbrida dá aos negócios mais flexibilidade e mais opções de implantação

 

phone - Conceito da Cloud Computing 

 

VANTAGENS DA COMPUTAÇÃO EM NUVEM:

 

Elimina o gasto de capital de compra em hardware e software e instalação e execução de datacenters locais. Como a parte mais pesada do processamento fica na nuvem, o usuário pre­cisa apenas de um navegador e uma boa conexão à internet para utilizar o serviço.

Outra vantagem é a elasticidade. Se for necessário mais ou menos espaço para armazenamento, basta solicitar um upgrade, sem precisar trocar os equipamentos.

 

Adotar Cloud Computing no ambiente empresarial é seguir o fluxo natural da tecnologia e ficar à frente quanto a eficiência da nova era tecnológica.