DicasSegurança

Como evitar fraudes bancárias na Internet?

fotolia 45449613 s - Como evitar fraudes bancárias na Internet? Tempo de Leitura: 1 minuto

Como evitar fraudes bancárias na Internet?

Acessar sites onde realizamos operações que envolvem dinheiro é sempre um assunto delicado, a segurança deve sempre manter as boas práticas, além de equipamentos e softwares que ajudam a evitar fraudes, nada melhor que orientar os colaboradores e periodicamente realizar treinamentos para que não haja problemas!

Separamos algumas dicas, simples,  porém pode ajudar a evitar tais fraudes, segue abaixo:

  1. Minimize a página, se o teclado virtual for minimizado também, o site é verdadeiro – está correto.Se ele permanecer na tela sem minimizar, é falso! Não tecle nada.

  2. Sempre que entrar no site do banco, digite sua senha ERRADA na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada.
    Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é mau sinal. Sites piratas não têm como conferir a informação. O objetivo é apenas capturar a senha.


  3. Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado, além disso clique duas vezes sobre esse ícone; uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer.
    Em alguns sites piratas o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar 2 vezes sobre ele, nada irá acontecer.


Os 3 pequenos procedimentos acima são simples, mas ajudam que você não seja vítima de fraude.

Obs.: Caso identifique algo de estranho no acesso à seu banco, não fique em dúvidas fale com um de nossos técnicos e evite ter suas informações nas mãos de outra pessoa.

Vinícius V. A. Terçariol

Vinícius V. A. Terçariol

Diretor Técnico na DT Network, amante de tecnologia! Graduado em Ciência da Computação, certificado Microsoft MCP e Endian Enterprise ECSA, sempre busca novas tecnologias e tendências do mercado, com foco em segurança da informação e Infraestrutura.