Cloud ComputingDicasEconomiaInvestimentoSegurança

Aumentando sua produtividade e desempenho com o Microsoft OneNote

onenote logo01 - Aumentando sua produtividade e desempenho com o Microsoft OneNote Tempo de Leitura: 4 minutos

Hoje a grande maioria dos usuários do sistema operacional Windows estão familiarizados com os principais recursos oferecidos pela sua desenvolvedora, a Microsoft. Com o objetivo de cada vez mais aumentar o desempenho e melhorar a performance de cada um de seus recursos, de maneira que seu usuário, até o mais leigo, possa utilizar sem problemas de adaptação. Com isso, foi criada uma ferramenta chamada Microsoft Office. Disponível para qualquer usuário desde 1994 para rodar no até então Microsoft Windows 3.1 que foi sucedido pelo Windows 95, mais popular sistema operacional que atingiu pela primeira vez o público em geral, vem trazendo recursos e benefícios cada vez mais utilizados pelos usuários, seja para uso doméstico ou corporativo.

office logo01 - Aumentando sua produtividade e desempenho com o Microsoft OneNote

Falando em Microsoft Office, a primeira coisa que vem na cabeça da maioria é: Word, Excel e PowerPoint, para aqueles que trabalham com a ferramenta ainda pensam em Outlook. Mas será que essa ferramenta tão cheia de recursos é limitada a apenas esses 4 programas? NÃO!

À partir de hoje, veremos em algumas publicações as vantagens de programas que você deve ter instalado, licenciado e nem sabe pra que serve e para começar, escolhemos um dos mais injustiçados da família Office, o Microsoft OneNote.

onenote logo01 - Aumentando sua produtividade e desempenho com o Microsoft OneNote

O Microsoft OneNote é um aplicativo de anotações. Funciona como um bloco de notas porém muito mais sofisticado e pode ser utilizado em seu PC, smartphone ou tablet. Suas principais características são: sincronização de dados multiplataforma e a interface mais amigável que você irá encontrar, com fácil organização através de abas. Atualmente encontra-se disponível para múltiplos sistemas operacionais, tanto para desktop como para dispositivos móveis, como: Windows, Mac, Android e iOS. Além disso, também está disponível via Web.

No OneNote, os usuários podem inserir texto, criar tabelas e inserir imagens. Entretanto, diferentemente de um processador de texto, os usuários podem escrever em qualquer lugar em uma janela de documento praticamente ilimitada, bastando clicar nela. Os usuários também não precisam salvar explicitamente o seu trabalho – o OneNote salva os dados automaticamente conforme o usuário trabalhe nele.

O OneNote salva informações em páginas organizadas em sessões dentro de blocos de anotações. A interface fornece uma versão eletrônica de um fichário, na qual o usuário pode fazer notas diretamente e reunir material de outros aplicativos. Os blocos de anotações coletam, organizam e compartilham materiais que possivelmente não foram polidos – como comparado aos processadores de texto, que usualmente têm o objetivo de publicação de alguma forma.

creating subpages in onenote 1024x576 - Aumentando sua produtividade e desempenho com o Microsoft OneNote
Os usuários podem mover páginas entre as sessões e anotá-las com uma caneta stylus, processadores de texto ou ferramentas de desenho. Os usuários também podem adicionar recursos multimídia gravados a ligações para a web.

Enquanto o OneNote roda em laptops ou desktops, recursos adicionais suportam tablets com o recurso de caneta ativado, em ambientes nos quais notas de caneta, áudio ou vídeo são mais apropriadas do que o uso intensivo de um teclado.

O OneNote integra recursos de busca e indexação através de um repositório de gráficos de forma livre e áudio. Ele pode buscar por imagens (como capturas de telas, documentos escaneados incorporados, fotografias) por conteúdo de texto embutido. Ele também busca por anotações de “tinta eletrônica”, e procura foneticamente por gravações de áudio em um texto chave. Ele pode reproduzir áudio simultaneamente com notas tomadas durante a gravação.

Sua capacidade de multiusuário permite edições ao nível de parágrafo offline com posterior sincronização e mesclagem. Isso facilita a colaboração entre grupos de trabalho que nem sempre estão online. Mais de uma pessoa pode trabalhar na mesma página ao mesmo tempo – usando o OneNote como um ambiente de quadro branco compartilhado.

Em 17 de março de 2014, a Microsoft lançou a API do serviço da nuvem do OneNote que permite que desenvolvedores de aplicativos terceiros integrem o serviço em seus aplicativos. A API roda na nuvem da Microsoft disponibilizada em todo o mundo, e envia dados dos aplicativos para o OneDrive. Como o serviço salva os dados em um bloco de anotações do OneNote, ele também pode fazer coisas como rodar o reconhecimento ótico de caracteres em imagens e renderizar páginas da web como imagens instantâneas.

A Microsoft também anunciou alguns novos recursos no OneNote que usam a API do serviço:

  • OneNote Clipper: É uma extensão de navegador que usa o serviço de API do OneNote e permite que os usuários salvem uma captura de tela do website junto com o link. Os textos das capturas de tela são feitos pesquisáveis usando o reconhecimento ótico de caracteres.
  • Enviar por Email para o OneNote: Permite que o usuário mande um e-mail para o endereço [email protected] com o seu endereço de e-mail especificado para ter os conteúdos do e-mail salvos no OneNote.

newinoffice365 - Aumentando sua produtividade e desempenho com o Microsoft OneNote

Novos recursos estão sempre sendo implementados e os usuários cada vez mais ganham mobilidade, desempenho e a produtividade só tende a aumentar. Você que usa os programas da família Microsoft Office, não deixe de experimentar essa ferramenta fantástica que é o OneNote.

Ainda não tem licenciamento Microsoft Office?
Acesse nosso Portal CSP e adquira agora mesmo!

Não sabe qual versão comprar ou quer dicas sobre licenciamento e produtos Microsoft?

Entre em contato com nossa equipe comercial. Você será prontamente atendido por nossos consultores especializados!

Vinícius V. A. Terçariol

Vinícius V. A. Terçariol

Diretor Técnico na DT Network, amante de tecnologia! Graduado em Ciência da Computação, certificado Microsoft MCP e Endian Enterprise ECSA, sempre busca novas tecnologias e tendências do mercado, com foco em segurança da informação e Infraestrutura.

  • Vinícius V. A. Terçariol

    ótimo para se organizar no dia a dia e não perder nenhuma anotação!