data 1590455 1920 - As melhores soluções antivírus do mercado: quais são e por quê? Tempo de Leitura: 2 minutos

Panda Security, liderando as soluções de proteção

Para ajudar a dar aos consumidores uma idéia mais clara sobre o estado do mercado de soluções antivírus, o AV-Comparatives, o laboratório independente, publica regularmente os resultados de seu teste comparativo (“Teste de Proteção do Mundo Real”). A última edição contou com cerca de vinte programas de segurança organizados pela organização em um ambiente Windows 10 RS2 de 64 bits.

Os resultados do AV-Comparatives

Comparativos Panda - As melhores soluções antivírus do mercado: quais são e por quê?

Panda Security e Bitdefender conseguiram bloquear todo o malware

Apenas seis soluções bloquearam todos os itens maliciosos: Panda Antivírus Gratuito , Tencent PC Manager, VIPRE Internet Security Pro, Bitdefender Internet Security, Trend Micro Internet Security e F-Secure Safe.
Além disso, quando estes dados são combinados com os dos falsos positivos, apenas a Panda Security, a Tencent e a VIPRE obtiveram resultados perfeitos. Quanto ao resto, os resultados do Bitdefender não estavam longe destas três soluções, com resultados perfeitos na detecção, embora com um falso positivo na análise. A Trend Micro também conseguiu bloquear 100% das ameaças, mas o número de ameaças falsas detectadas foi maior. Por outro lado, a Symantec eliminou quase todas as ameaças (99,7% bloqueadas), além de 0,3% de ameaças adicionais cuja detecção e remoção dependem do usuário.

Kaspersky e McAfee não retornaram falsos positivos

Kaspersky, Emsisoft e McAfee não conseguiram bloquear todos os malwares, deixando de detectar 0,3% das ameaças, embora não tenham retornado nenhum falso positivo.

Avast e AVG: boas pontuações, mas com falsos positivos

O Avast e o AVG retornaram os mesmos resultados em relação à detecção, registrando algumas ocorrências de falsos positivos.
Microsoft Windows Defender o antivírus que retornou a maioria dos falsos positivos O
Microsoft Windows Defender, por outro lado, obteve 99,1% na detecção, embora também tenha sido o antivírus que detectou a maioria dos falsos positivos.

Teste de proteção real

Cada solução antivírus está sujeita a 316 testes em tempo real , consistindo, por exemplo, na exposição a URLs maliciosos que abrigam ataques de download drive-by (onde ocorrem infecções por malware quando os usuários simplesmente visitam uma página infectada) e URLs vinculados diretamente a malware. Além disso, a cópia e o salvamento de arquivos são testados, bem como a descompactação, instalação e desinstalação do software antivírus.

O AV-Comparatives também procura por possíveis vulnerabilidades ao lançar programas, baixar arquivos da Internet, navegar na Web e compatibilidade com programas (Adobe Flash, Adobe Acrobat Reader, Java, etc.). A análise concentrou-se na capacidade do software de “proteger sistemas contra infecção por arquivos maliciosos antes, durante ou depois de serem executados”, segundo os autores do documento. A observação dos sistemas de segurança em cada um desses estágios oferece uma abordagem mais holística do teste, permitindo que analistas e usuários calibrem a eficácia geral da segurança.