virus - Afinal, você sabe o que é um Vírus? Tempo de Leitura: 2 minutos

Recebe o nome de vírus o programa cujo a única função é alterar o funcionamento do computador ou, nos casos mais graves, copiar e sequestrar dados de sua máquina, baseado em inúmeros “temas” é conhecido principalmente por de software malicioso fazendo dele um grande inimigo das empresas e até mesmo de quem utiliza o computador de forma doméstica.

O primeiro vírus para computadores surgiu em 1971 e foi criado por Bob Thomas e tinha apenas a função de apresentar a seguinte mensagem no monitor: “I’m the creeper, catch me if you can!” (“Eu sou o creeper, me pegue se você puder!”). De início os vírus não foram desenvolvidos com a função de roubar informações como vemos atualmente, na verdade o vírus foi inicialmente criado para fazer traquinagens irritando os usuários com mensagens ou pequenas alterações no sistema. Infelizmente com o tempo, o que era um meio de ”atormentar o irmão mais novo” se transformou na arma tecnológica que conhecemos hoje.  Segue a imagem do The Creeper:

virus2 - Afinal, você sabe o que é um Vírus?

Como funcionam os vírus?

Vírus de computador contem esse nome devido as semelhanças com a propagação dos  vírus patogênicos, ou seja, os que vemos nas aulas de biologia e patologia. Quando um  computador é contaminado o vírus realiza ações em seu computador e tenta se multiplicar para outras máquinas, assim como os vírus patogênicos tentam multiplicar-se para outros hospedeiros.

Quando um determinado sistema é infectado o vírus se espalha rapidamente para outros computadores, através da rede de computadores da sua empresa, e-mails, arquivos infectados, links de origem duvidosa e Pen Drives.  Outro jeito de  contaminação acontece pelo fato das atualizações do Sistema operacional não serem feitas regularmente, com isso os  itens de segurança ficam  desatualizados, deixando o computador vulnerável.

computador - Afinal, você sabe o que é um Vírus?

Tudo isso como  intuito de  realizar alterações no sistema do usuário, danificar e excluir arquivos importantes, acessar senhas de redes sociais e bancárias, roubar ou ”sequestrar” dados sigilosos e até monitorar os acessos na máquina. 

Hoje temos vírus dos mais variados tipos,  o Time Bomb e similares que são feitos para funcionar em dia e horário específico (Nesse caso, temos o exemplo do famoso Sexta-feira 13 e Eros), temos também os tipos  Cavalo de Tróia ou Trojan, que invadem os dados de usuário, dados bancários, senhas entre outras informações pessoais e empresariais, os Hijackers são programas que mudam a página inicial de seu navegador  instalando automaticamente uma barra de ferramentas com intermináveis propagandas e atalhos para sites de origem duvidosa, o Estado Zombie  é um vírus que se  aproveita do Firewall   desatualizado ou desativado e contamina o computador, causando nele o efeito “zumbi”(O estado zumbi em um computador acontece o mesmo está sendo controlado por outra pessoa. Muitas vezes sendo usado para espalhar vírus, keyloggers, dentre outras situações desagradáveis. Dos computadores com Firewall desativado 50%  deles podem se tornar um computador zumbi, que quase sempre são utilizados com fins criminosos, como por exemplo para extorquir e roubar dinheiro das contas correntes).

virus3 300x250 - Afinal, você sabe o que é um Vírus?

 

 

Por esse motivo, sempre, eu disse sempre:

  • Realize as atualizações do seu sistema operacional;
  • Mantenha seu  Firewall  e seu Antivírus atualizados e ativos;
  • Ao tentar baixar programas desconhecidos ou duvidosos, faça uma pesquisa completa  sobre ele;
  • Cuidado com os Web Sites que você visita;
  • Tenha cuidado com  link em e-mails e anexos,  redes sociais e mensagens instantâneas independente se a mensagem vier de pessoas conhecidas;
  • Realize uma varredura completa  com o antivírus periodicamente. Verifique também arquivos baixados;
  • Não se esqueça, vírus também se multiplicam utilizando pendrives, cartões de memória e HD externo por esse motivo  sempre tome cuidado com onde conectar esses dispositivos, se possível não utiliza-los em computadores públicos (escola, lan  house, faculdade, etc).

 

 

 

 

 

 

Alexandra dos Santos

Alexandra dos Santos

Técnica de informática, apaixonada por gatos e outros animais, conhecimento avançado em hardware e aplicações, atua no setor de Suporte Técnico na DT Network.