endianutm - A Evolução do Firewall Tempo de Leitura: 2 minutos

A Evolução do Firewall

O conceito de Firewall é bem antigo, o uso dele começou no final dos anos 80, quando a Internet era uma tecnologia relativamente nova. Os antecessores dos firewalls de segurança de rede foram os roteadores usados no final de 1980.

Com a popularização da internet, principalmente depois da metade dos anos 90, novos desafios de segurança foram aparecendo. Isso exigiu que a tecnologia por trás das soluções de firewall fossem aperfeiçoadas para atender essas novas demandas.

Novos recursos foram sendo adicionados aos dispositivos que cumpriam o papel de Firewall de rede e dai para o surgimento do Firewall UTM foi uma evolução natural.

UTM é abreviatura em inglês para Unified Threat Management, que em uma tradução literal para o português seria algo como: Gerenciamento Unificado de Ameaças.

Lendo o nome em português você já consegue ter uma noção do que é um Firewall UTM. Nada mais é que um dispositivo de hardware ou um software que une uma série de recursos de segurança em uma única solução. Um Firewall UTM ENDIAN possui como um dos principais recursos:

  • Firewall;
  • Antivírus;
  • Controle de acesso a internet e a sites;
  • Prevenção de intrusões de rede;
  • Balanceamento de links de internet e FailOver;
  • VPN (Rede virtual privada);
  • Filtro de conteúdo;
  • Controle de acesso wireless (Hotspot);
  • Relatórios.

O ENDIAN UTM é fornecido como um appliance, que nada mais é que, um dispositivo que já vem com o hardware e software dimensionados para sua empresa, com a grande vantagem de poder utilizar um Hardware que ja possua em sua empresa. Não precisando comprar mais nada além do serviço de instalação de um parceiro especializado como a DT Network, caso ache necessário.

Por que só Firewall em uma máquina Linux não é suficiente para minha empresa?

seguranca devices 300x105 - A Evolução do Firewall

Como cada vez mais os criminosos digitais estão evoluindo, a defesa de nossas empresas também tem que acompanhar essa evolução. Vamos usar a segurança de nossas casas como exemplo:

Para você proteger a sua casa contra invasão de bandidos só trancar as portas é suficiente? Imagino que não né? Com a rede da sua empresa também não é suficiente só colocar um firewall como o Iptables.

Assim como, para proteger a sua casa é preciso, além de trancar as portas, colocar grades nas janelas, cerca elétrica nos muros, câmeras de vigilância e etc. Para sua empresa também é necessário analisar todo o trafego de rede, inspecionar os acessos, bloquear acesso a site maliciosos, controlar quem pode ou quem não pode acessar a sua rede e etc.

endiancertifiedpartner branco 300x140 - A Evolução do Firewall

 

A DT Network é Endian Certified Partner, o que garante qualidade e segurança em seu negócio

Acesse nosso site e saiba mais!

www.dtnetwork.com.br

Vinícius V. A. Terçariol

Vinícius V. A. Terçariol

Diretor Técnico na DT Network, amante de tecnologia! Graduado em Ciência da Computação, certificado Microsoft MCP e Endian Enterprise ECSA, sempre busca novas tecnologias e tendências do mercado, com foco em segurança da informação e Infraestrutura.