dinheiro2 - 5 Maneiras de Economizar em TI Tempo de Leitura: 2 minutos

Controlar gastos é uma palavra muito utilizada em negócios, fazer uma gestão de custos eficiente é de extrema importância para manter a saúde de qualquer negócio. Investir em TI de forma eficiente pode beneficiar sua empresa a reduzir custos e otimizar processos. Conheça as 5 principais maneiras das quais seu negócio pode economizar em TI!

cloud - 5 Maneiras de Economizar em TI

1) Cloud Computing

Você já mediu qual o prejuízo em ter seu negócio parado?

Com a computação em nuvem você aumenta a produtividade de toda sua equipe, através de acessos remotos de qualquer dispositivo, o colaborador tem acesso a tudo que precisar com disponibilidade e segurança dos dados. Você evita investimentos altos em troca de equipamentos que com o tempo sofrem desgastes, perdem garantia, suporte e se tornam defasados. Dependendo do caso um upgrade de servidor pode custar até anos de um ambiente em nuvem.

computer - 5 Maneiras de Economizar em TI

2) Segurança de TI

Qualquer investimento sem passar antes pela segurança pode ser um grande erro, ter políticas bem definidas e manter o ambiente sempre atualizado, com orientação a todos colaboradores é essencial para todo negócio. Garantir que as informações sejam acessadas apenas a pessoas autorizadas, manter suas rotinas de backup em dia é as premissas básicas para que se tenha o mínimo de segurança em seu ambiente.

communication - 5 Maneiras de Economizar em TI

3) Comunicação Moderna

Ao ter uma forma de comunicação eficaz, tudo se torna mais fácil, a comunicação é um dos itens mais importantes em uma corporação, ela mantém todo o relacionamento com os clientes e internamente, imagine você falar com todos colaboradores, mesmo que em locais distintos via ramal, transferir ligações entre empresas em cidades distintas através de centrais que trafegam voz sobre IP (Telefonia IP), a telefonia IP apesar de existir a um bom tempo, muitas empresas ainda utilizam sistemas antigos (analógicos), limitados apenas a comunicação local, aumentando assim seu custo.

monitor - 5 Maneiras de Economizar em TI

4) Terceirizar Serviços de TI

Sabemos que em alguns casos é necessário ter uma equipe interna, mas realmente precisa ter uma equipe inteira? Ao terceirizar toda ou parte de sua equipe de TI você ganha inúmeros benefícios como :

  • Uma empresa terceirizada não tira férias
  • Sempre terá especialistas em diversas áreas
  • Seu negócio utilizará sempre as últimas tecnologias
  • Possibilidade de contratar suporte 24 horas
  • Ter seu ambiente sempre monitorado
  • Contar sempre com consultoria de especialistas, investindo corretamente em seu ambiente

Entre outros, que um bom parceiro de TI pode lhe trazer. Geralmente novas tecnologias são estudadas periodicamente, o investimento em novos cursos e capacitações em uma empresa de TI é contínuo, mantendo seu ambiente atualizado, seguro e disponível.

server - 5 Maneiras de Economizar em TI

5) Novos Equipamentos e Virtualização

Quando o cenário de Cloud Computing não é  ainda uma realidade para seu negócio, você pode investir em equipamentos novos que possibilitam trabalhar com virtualização, dessa forma você utiliza seu hardware de forma mais eficaz, economiza energia e facilita o gerenciamento do ambiente. Muitos negócios possuem hardware superdimensionado, onde utiliza poucos recursos, com isso é interessante utilizar virtualização, além de inúmeros benefícios que a virtualização trás para seu negócio

Sabemos que existem diversas formas de economizar e não apenas as 5 formas acima, um grande erro é não ter nenhuma empresa ou profissional de TI administrando seu negócio, você pode ficar inoperante a qualquer momento, ter seu ambiente invadido, dados perdidos, entre outros, gerando prejuízo e perdendo assim seus clientes, afinal hoje em dia tudo é digital e precisa estar operando.

Seu negócio já utiliza algumas das maneiras acima? participe conosco e comente abaixo, até a próxima!

Vinícius V. A. Terçariol

Vinícius V. A. Terçariol

Diretor Técnico na DT Network, amante de tecnologia! Graduado em Ciência da Computação, certificado Microsoft MCP e Endian Enterprise ECSA, sempre busca novas tecnologias e tendências do mercado, com foco em segurança da informação e Infraestrutura.